- Ter em mente o público que vai destinar a história; Escolher os personagens (poucos);
- Escrever frases curtas com entendimento (clareza); Escrever o início da história dando uma introdução;
- Desenrolar o enredo da história, criando uma trama;
- Dar um desfeche a história para finalizar.
- Na escrita deve aparecer: ambientação (trazer informações rápidas da natureza e objetos construídos), apresentação dos fatos (descreve os fatos); condução (ter a intenção de trazer o leitor para o texto, estimular a curiosidade, despertar o interesse pela continuação da leitura); sentido (pode escrever o conto para fazer o leitor rir ou pode fazer um drama, trazendo as emoções e efeitos psicológicos).
Blog criado com o objetivo de postar as ativivades realizadas no curso de Introdução a Educação Digital
segunda-feira, 16 de julho de 2012
2º momento –
Agora, reúna os alunos em grupos com seis componentes e eles recontam
oralmente uns para os outros a história que leram. O procedimento é o seguinte:
uma dupla conta o início do texto; a segunda dupla conta o desenvolvimento do
texto e a terceira fica para recontar o final. As crianças que ouvem podem
ajudar aos contadores quando for necessário. De modo que, o grupo reconstitua a
história oralmente. Nesse momento, o professor observa se os grupos estão
conseguindo desenvolver a tarefa proposta.
3º momento
Divida os grupos em duplas e cada dupla transforma o texto que leu em um
conto, para isso, você deve dar as dicas para escrever um conto:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário