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segunda-feira, 16 de julho de 2012

2º momento –
Agora, reúna os alunos em grupos com seis componentes e eles recontam oralmente uns para os outros a história que leram. O procedimento é o seguinte: uma dupla conta o início do texto; a segunda dupla conta o desenvolvimento do texto e a terceira fica para recontar o final. As crianças que ouvem podem ajudar aos contadores quando for necessário. De modo que, o grupo reconstitua a história oralmente. Nesse momento, o professor observa se os grupos estão conseguindo desenvolver a tarefa proposta.

3º momento
Divida os grupos em duplas e cada dupla transforma o texto que leu em um conto, para isso, você deve dar as dicas para escrever um conto:
  • Ter em mente o público que vai destinar a história; Escolher os personagens (poucos);
  • Escrever frases curtas com entendimento (clareza); Escrever o início da história dando uma introdução;
  • Desenrolar o enredo da história, criando uma trama;
  • Dar um desfeche a história para finalizar.
  • Na escrita deve aparecer: ambientação (trazer informações rápidas da natureza e objetos construídos), apresentação dos fatos (descreve os fatos); condução (ter a intenção de trazer o leitor para o texto, estimular a curiosidade, despertar o interesse pela continuação da leitura); sentido (pode escrever o conto para fazer o leitor rir ou pode fazer um drama, trazendo as emoções e efeitos psicológicos).     

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